terça-feira, 30 de junho de 2009

Premiação de melhor redação "Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci"


Alunos recebem prêmio por redação sobre Leonardo da Vinci
29/06/2009 - 14h58 (Redação gazeta online - gazeta online)

Na manhã desta segunda-feira (29), a Rede Gazeta foi palco da premiação dos vencedores do concurso de Redação promovido pela mostra "Por dentro da mente de Leonardo da Vinci", realizada entre os dias 13 de maio e 21 de junho, no Palácio Anchieta. Quatro alunos da rede pública estadual, juntamente com seus respectivos professores orientadores, receberam um computador, totalizando oito aparelhos.


Os alunos vencedores foram: Dhenyfer Thuany de Almeida Pereira, da escola Dom Helder Pessoa Câmara, na Serra; Karina Advaldina Mota de Oliveira, da escola Rita de Cássia Oliveira, em Vitória; Débora Gonçalves Lousada, da escola Sizenando Pechincha, na Serra; e Misael Pinto Netto, Edson Veloso Júnior, de Aracruz.

A entrega dos prêmios foi feita pelo governador do Estado, Paulo Hartung, que parabenizou os alunos pela vitória. Segundo ele, o concurso, atrelado à exposição, contribui para que a escola se torne mais atrativa para os alunos, estimulando a criatividade e o interesse pela cultura.

"A escola brasileira de hoje em dia é quase que uma rotina burocrática, o que faz com que os alunos muitas vezes falem que ela é chata. Temos que romper com esse padrão e criar a chamada "escola viva", que seja conectada com o dia-a-dia e tenha poesia, música e teatro. Essa exposição, seguida pelo concurso, apresentou uma ótima oportunidade", afirmou o governador.

Para o diretor executivo da Rede Gazeta, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, o concurso completou o papel da exposição: estimular os estudantes a pesquisar mais sobre a mente brilhante de Leonardo da Vinci. "A cultura está intimamente ligada à educação, e faz parte do papel da Rede estimular este tipo de iniciativa", afirma.

Também participaram do evento representantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci, do Instituto Sincades, das secretarias de Estado da Cultura e da Educação e das secretarias municipais de Educação e de Cultura da Prefeitura de Vitória.

O concurso

Ao todo, 350 alunos de escolas públicas do Estado se inscreveram para o concurso, que foi dividido em quatro categorias, englobando os estudantes da 6° série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

A correção das redações ficou a cargo do jornalista-editor do Caderno 2 do jornal A GAZETA, José Roberto Santos Neves, e do professor de português do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Lúcio Manga.

De acordo com José Roberto, durante a análise das redações foi levado em conta a criatividade, a autenticidade e a correção ortográfica dos textos. As redações poderiam ter formato livre, mas deveriam englobar assuntos atrelados ao artista Leonardo da Vinci.

A aluna Débora Lousada, de 16 anos, por exemplo, escreveu em seu texto como se fosse a irmã de Leonardo da Vinci e tivesse contando a história dele.

Já o estudante Edson Junior, de 17 anos, escreveu um poema, em que homenageou o artista. "Eu acho que um poema expressa mais os sentimentos pela pessoa. Eu procurei homenagear Leonardo da Vinci por tudo que ele deixou para nós", afirma Edson.

A pequena Dhenyfer Thuany Pereira, de apenas 11 anos, estimulada pela professora Daniela Monteiro Carvalho, contou que utilizou os textos de A Gazetinha para basear a linguagem da sua redação.

Rozi de Sá -m Psicopedagoga
27 3222-3822